terça-feira, 12 de maio de 2009

NOVO COMERCIAL DE ADOBE

A Margarida Flores e Filmes (Grupo INK) é a responsável pela produção do novo comercial de companhia norte-americana Adobe, ao lado do diretor e designer gráfico Cisma. A peça, intitulada “Le Sens Propre” (“O sentido próprio”), foi criada para a Goodby Silverstein San Francisco, uma das mais consagradas agências do mundo, ganhadora por dois anos consecutivos do Innovative Advertising Award.

O filme conta a história de uma menina que anseia sair de seu quarto e ir brincar com os amigos, mas está doente de tanto comer os doces da sua festa de aniversário. A peça é inspirada nas obras surrealistas do pintor belga René Magritte, conhecido mundialmente por criar imagens oníricas, abusando de guarda-chuvas, chapéus e demais objetos que fazem parte do cotidiano. A referência ao pintor pode ser observada em várias cenas, como quando a menina, ao amarrar seus sapatos, dá um nó em seus dedos e corre para a mãe desatar, ou quando uma delicada rosquinha se transforma em meias.

O trabalho para a Adobe preza pelo aspecto autoral, com um briefing 98% livre para se desenvolver o roteiro – os 2% restantes correspondem à exigência em se trabalhar utilizando somente produtos da marca. O filme foi todo realizado em composição em aftereffects, utilizando-se técnicas como stop motion e efeitos em câmera.

font: clickmarketing

Assista do vídeo: http://videolog.uol.com.br/video.php?id=434992

Achei o comercial muito interessante, principalmente a forma como eles usam o lúdico a imagetica dos sonhos. Pesso que vocês, estudantes ou profissionais da área, observassem a estratégia que a produtora Margarida Flores e Filmes adotou.
- Eles usam apenas 2% do vídeo para mostrar a marca.
- Fazem referência o tempo todo ao importante pintor surrealista belga René Magritte. Deixando claro a importância das referências bibliográficas na hora de dirigir uma campanha desse porte.

Fica a pergunta: Não seria um pouco de relaxo da ADOBE deixar apenas 2% do vídeo de quase 4min para mostrar a marca? Será que esse tipo de estratégia beneficia a fixação da marca diante do público? O discurso encontrado pela produtora, usando o lúdico onírico para falar de tecnologia é a mais adequado?

O debate esta aberto!

7 comentários:

Multimidia e Arte disse...

A Adobe sempre cuidou bem de sua imagem em seus comerciais, videos, etc..., e esse não foi diferente.

Allan Reis disse...

Com certeza Arte que Encanta, alias esse tipo de estratégia é muito usanda,"falar da marca vinculando-a outtros simbolos". No caso desse vídeo aos sonhos. Muito bem aplicada, na minha opnião pela ADOBE.

Abraços!

Djan Di Luiz disse...

Acredito que o foco da campanha é gerar vínculo estratégico com o surreal, mas não um surreal impossível de se realizar que não além dos sonhos, mas possível sim através da imaginação. E se podemos usar a imaginação, por que não realizá-la através de alguns dos softwares da Adobe?! É o sonho que se torna vivo e que pode ser transmitido.
Em relação ao uso de apenas 2% da totalidade do comercial para a exposição da marca, não creio que a informação seja verdadeira. A exposição da marca está sendo feita o tempo todo, mostrando que todo imaginário é possível, naturalmente, como se mostra ao final, através da Adobe. A linguagem passa a ser o maior vínculo com a marca.
Adquira um pacote Adobe e "Bon Voyage!"

Allan Reis disse...

Djan Di Luiz, muito boa sua explicação sobre sonhos x possibildiades. Freud também tinha uma explicação sobre esse assunto, definindo o conteúdo do sonho como “realização dos desejos”. E a ADOBE soube usar esse gancho muito bem nesse comercial. Sobre a utilização da marca me parece ser verdadeira haja vista ser do briefingda própria ADOBE.

Obrigado pelo comentário!

tamer Ahmed disse...

كشف تسربات المياه
كشف تسربات المياه بالرياض
شركة كشف تسربات المياه
افضل شركة كشف تسربات المياه
عزل اسطح
شركة عزل اسطح
شركة عزل اسطح بالرياض
عزل الاسطح
شركة عزل الاسطح بالرياض
عزل خزانات
عزل خزانات المياه
شركة عزل خزانات
شركة عزل خزانات المياه بالرياض
شركة عزل خزانات المياه
عزل الحمامات
عزل الحمامات والمطابخ
عزل حمامات
شركة عزل حمامات
عزل حمامات ومطابخ
عزل مسابح
شركة عزل مسابح
عزل حمامات السباحة
عزل المسابح من الداخل
شركة عزل حمامات سباحة
شركات عزل حمامات السباحة

Mahmoud Amin disse...

اذا كنت مبتدئين فى سوق الفوركس يمكنك معرفة اداوت الفوركس الجيدة من خلال تصفحك لموقع تريد نيوزكاست موقع الفوركس الاول فى الوطن العربى.

Mahmoud Amin disse...

يمكنك معرفة اخبار السوق المحدثة من خلال التصفح الجيد لموقع افضل شركات الفوركس بالسعودية.